segunda-feira, 8 de setembro de 2014

A rotina dá o alerta!

ALERTA! ALERTA!

Recado a todos, mas principalmente àqueles que já ultrapassaram, pulando ou não, 40 carnavais!
Inicialmente, vale utilizarmos da metodologia dos grandes filósofos/pensadores da história da humanidade, que através dela direcionaram e influenciaram muitas das coisas que atualmente fazem parte de nossas vidas, que é a arte de questionar. Por isso, depois de todos esses anos, você que ainda não o fez, está mais do que na hora de se perguntar: "quais as atitudes que tomei para que eu chegasse nesta fase da minha existência com um nível de qualidade de vida adequado?".
Pois é, desde seu nascimento, você adquiriu experiências que, de alguma forma, foram úteis para que pudesse desenvolver a capacidade de realizar ações em prol de algo que justificasse o motivo de sua estada neste plano existencial. Descobriu - acredito eu - que uma das premissas básicas para se viver neste mundo é aprender a se sociabilizar, o que abre ao ser humano um leque diversificado de opções de práticas sociais (ou até antissociais!), ou seja fez tudo aquilo que teve oportunidade, "pintou e bordou", usou e abusou de sua máquina de pensar e se movimentar de todas as formas possíveis e imagináveis, achando-se em alguns momentos um ser indestrutível! Só que isto é ou foi real somente em sua cabeça! Assim como qualquer coisa no universo, nós temos uma vida útil limitada, com prazo de validade, se não determinado, estimado, e também semelhante a um equipamento, necessitamos de manutenção.
Se a resposta à primeira pergunta foi "não fiz nada", ou "fiz muito pouco", ou "nunca pensei nisso", ainda há chance de começar a pensar e, o que é melhor, a agir!
Antes, porém, de decidir o que e como proceder daqui pra frente, cabe analisar a sua condição atual, fazendo a si próprio mais alguns questionamentos, para que se conclua se está em um nível de qualidade ótimo, bom, regular ou ruim:

  • sinto-me cansado diariamente e com facilidade quando realizo atividades corriqueiras?
  • sinto dores nas pernas ao final do dia, após ter ficado em pé em grande parte do dia?
  • sinto dores nas costas quando fico boa parte do tempo sentado?
  • sinto-me muito ofegante quando necessito correr por um trecho relativamente curto?
  • sinto dores musculares nas pernas e muito cansaço quando preciso subir alguns degraus de escada com um pouco mais de rapidez?
  • sinto dificuldade em me abaixar para uma simples troca de meias?
  • não consigo jogar bola com meu filho por mais de 20 min sem ficar exausto?
  • fico enfermo diversas vezes durante o ano?
  • tenho alterações nos resultados de exames que medem meu colesterol, glicemia, pressão, triglicérides, entre outros?
  • faço uso constante de medicamentos para controle de alguma taxa que meça meu estado de saúde?
  • meu Índice de Massa Corpórea está abaixo de 18,5 ou acima de 25?


Se você respondeu Sim para pelo menos uma destas perguntas, é bom ficar em alerta; se respondeu Sim para a maioria ou todas, com certeza, precisará mudar se estilo de vida!

Mas por que chamar a atenção para algo que é bastante comum nos dias atuais? Você está em uma situação estável na vida, já aproveitou tudo o que pode e entende que as condições elencadas acima fazem parte de um processo natural de deterioração do organismo humano...

É óbvio que, com o passar dos anos, nos deparamos com algumas perdas naturais em nossa estrutura (tonicidade/elasticidade muscular, quantidade de cabelo, neurônios, óvulos - no caso das mulheres -, entre outros), o que fará diferença na performance das rotinas diárias que executamos, contudo, com exceção de alguns fatores que são irreversíveis, outros são plenamente condicionáveis a permanecerem da mesma forma, ou até melhores!

Portanto, fuja das citações depreciativas que o comodismo lhe impôs e internalizou em sua mente que, da forma como está (ruim), é absolutamente normal, ou seja, saia de sua posição de conformismo!

Fique atento aos alertas que seu corpo/sua mente lhe dá e faça diferente do que fez até o momento!

Então, se você que já passou dos 40 - ou ainda não, mas já sente na pele as consequências do descuido ao seu corpo - e gostaria de ter a condição de, por  exemplo, subir 120 degraus (o equivalente a uma escada de um prédio de 10 andares), de dois em dois, e chegar ao fim destes sem ter de sentar-se desesperadamente para se recuperar desta prática, acompanhe as postagens deste e aproveite a vida em sua plenitude! Se você já leu as postagens anteriores, onde cito minha rotina de perda de peso (sair da condição de sobrepeso é fator preponderante para uma vida saudável!), e conseguiu, de alguma forma, colocar em prática as dicas aqui postadas, já é um grande passo.
Em caso negativo e se precisar de auxílio, envie-me um e-mail ou poste no campo Comentários sua dificuldade, que lhe auxiliarei com muito prazer.

Obs. Do início de minha jornada para a melhora de minha qualidade de vida até hoje, eliminei 16 kg, com um aumento considerável da disposição e, o que é melhor ainda, comendo de tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário