sábado, 11 de janeiro de 2014

Prólogo de uma vida saudável

Dando continuidade à jornada para o bem-estar, que eu e os demais adeptos tanto almejamos, exponho, conforme prometido, as primeiras ações tomadas por este em prol desse objetivo.
Antes de mais nada, há que se considerar que, quem também queira seguir o mesmo caminho, deve estar plenamente ciente que a mudança deve ocorrer inicialmente em sua mente, de forma que todos aqueles maus hábitos que estavam impregnados em seu subconsciente sejam coisa do passado.
Isto posto, tudo fica muito mais fácil. 
Ratificando, portanto, o que disse no post anterior, decidi que era o momento de retomar minhas atitudes positivas em relação à minha alimentação e, consequentemente, ao meu corpo (entenda-se aqui o fator "saúde" e não o "visual", não obstante o fato de ser uma consequência ficar também com uma ótima silhueta), sendo que, para isso realmente se tornar uma realidade, utilizei-me de uma ferramenta tão usualmente prescrita na Administração e utilizada por diversas empresas, denominada PDCA, que significa Planejar, Fazer, Controlar e Agir. Sem entrar no mérito da questão (não vem ao caso), me farei entender melhor no decorrer da explanação.

No P (Planejamento), coloquei no papel (na verdade, é força de expressão, pois fiz tudo no micro) qual era a minha condição anterior e aonde gostaria de chegar, ou seja, em se tratando de minha realidade e necessidade, deixei registrados os seguintes fatores:

Situação atual =>


  • peso: 97,5 kg;
  • medida da cintura: 111 cm;
  • condição física: sedentário;
  • frequência de atividades físicas: nenhuma;
  • tipos de atividades realizadas: nenhuma;
  • alimentação: desregulada.

Situação desejada =>

  • peso: 85 kg;
  • medida da cintura: 80 cm;
  • condição física: adequada para um praticante de atividade física amador;
  • frequência de atividades físicas: no mínimo, 3 vezes por semana;
  • tipos de atividades realizadas: caminhada e ginástica de baixo impacto, com incremento esporádico de natação, musculação;
  • alimentação: com regularidade (no mínimo, 5 refeições por dia, considerando um intervalo de 3 a 4 horas. Obs. Não irei abordar de forma aprofundada a questão da qualidade da alimentação, pois todos sabem, ou pelo menos têm uma certa noção, da Pirâmide Alimentar (conforme imagem abaixo), que nos dá um norte para o que devemos comer com mais ênfase e para aquilo que devemos evitar, contudo, para o exercício da perda de peso, estou tendo como base aquilo que já estamos acostumados a ingerir no dia-a-dia, fazendo-se somente algumas adaptações, caso seu cardápio seja pobre em termos de nutrientes.

* Imagem retirada do site Weblaranja.

Dando prosseguimento à fase do planejamento, providenciei, para o meu auxílio às novas práticas saudáveis, mais dois instrumentos de apoio: uma tabela de calorias (disponível na internet) e uma planilha de controle de ingestão calórica, que eu mesmo confeccionei (demonstro-a abaixo para servir de exemplo para quem não possua algo semelhante ou não tenha a ideia de como criá-la. Nela, inseri uma fórmula simples com a meta de calorias que preciso atingir no dia e a soma daquilo que fui ingerindo no período).


Dicas importantes:

  1. Você pode ingerir aquilo que quiser durante o dia, mas sempre deve ter em mente que determinados alimentos são "ladrões de números", ou seja, se sua meta é atingir no máximo 1.400 calorias/dia, este valor deve ser dividido por 5 refeições (para se ter uma ideia de quanto pode consumir em cada uma delas), contudo o café da manhã e o almoço são as refeições que devem ter a maior quantidade de calorias, pois, nelas, estarão contidos os alimentos que deverão lhe dar energia para o resto do dia (este controle é importantíssimo para criar uma rotina saudável);
  2. Dê mais ênfase na ingestão de saladas, legumes e frutas, buscando na tabela de calorias quais são as opções menos calóricas, contudo isso não significa que terá de eliminar de vez outros tipos de alimentos (há lugar até para uma lasanha, um chocolate...por que não?). O importante é o controle de quanto se está ingerindo, em números (calorias);
  3. Procure dar ênfase na mastigação, inserindo na boca quantidade pequenas de alimento para que seu sabor seja apreciado como um poeta aprecia uma flor. O ato de se alimentar tem de ser algo prazeroso e ainda, quanto mais o alimento for mastigado e sua ingestão for demorada, mais seu cérebro entenderá que você está comendo o suficiente para estar totalmente saciado;
  4. Dê preferência para os alimentos diet/light, pois o permitirá ingerir uma quantidade um pouco maior daquilo que escolheu comer (enfatizo que o imprescindível aqui é ter o controle do que ingeriu durante o dia).
Para o próximo post, falarei mais sobre a fase D (Fazer); a prática de tudo isso.

PS. Somente para servir de incentivo aos novos adeptos da vida saudável, iniciei tais prática no dia 07/01 e, em 3 dias, eliminei 2,5 kg e, o que é mais importante, recuperei parte de minha disposição anterior.

Até a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário