sábado, 18 de janeiro de 2014

O dia D...colocar em prática - parte I

Dando continuidade à caminhada para uma vida melhor, neste post, abordarei a fase da prática (o D - Fazer da ferramenta PDCA). É o momento em que tudo o que foi planejado deve ser executado. Obviamente, a parte mais difícil dessa jornada, contudo há como amenizar as dificuldades, seguindo-se algumas rotinas aqui prescritas.

Com base no padrão das postagens anteriores, registrarei meus exemplos práticos de uma dieta balanceada de baixa caloria e de exercícios físicos, os quais já estão me proporcionando resultados muito positivos, desde o início de minhas ações (em 07/01), os quais cito abaixo:

- minha resistência já melhorou significativamente nesse período (não tenho como representá-la aqui, mas garanto que sinto a diferença);
- minha disposição também foi otimizada (apesar do calor, às vezes, insuportável que temos sentido ultimamente, a vontade de colocar em prática o que tenho de fazer hoje é outra);
- os músculos de meu corpo estão deixando a condição de flacidez anterior;
- meu peso está diminuindo gradativamente, acima até do previsto =>

  • em 10 dias, eliminei 5 kg.

Parece óbvia esta fase, pois, na verdade, o que deve-se fazer é colocar em prática aquilo que foi planejado. Simples assim...dicotomia existente entre esta e a afirmação anterior, mas a realidade é que, se na teoria é simples, na prática, a dificuldade será inversamente proporcional ao esforço e dedicação do executante.

Quando iniciei minhas atividades físicas e o controle alimentar, determinei uma meta de calorias a cumprir diariamente, com base em experiência anterior, de 1.400 calorias (não queria perder peso muito rápido), o que me trouxe de resultado a eliminação de 2,5 kg em 3 dias, contudo iniciei as atividades físicas no primeiro dia e dei sequência a eles no dia seguinte, no entanto, no 3º e 4º dia, acabei não realizando nenhum exercício, o que acabou estacionando a regressão da perda de peso. Ainda, cometi um pequeno deslize (tão comum quando alguém está ingerindo aparentemente menos alimento, porém sem nenhum tipo de acompanhamento), quando, em um almoço fora de casa, ingeri um filé de frango à milanesa com macarronada ao sugo (logicamente, não exagerei na quantidade de macarrão, contudo a junção dos dois alimentos não foi positiva), mais um prato fundo de salada. 
Com esta experiência, exponho quais foram os erros cometidos:

  1. ingeri dois pratos de comida (não deve haver a ingestão de mais de um prato em uma mesma refeição e não deve ocorrer repetição. Tudo o que for escolhido para aquela determinada refeição deve ser acondicionado em somente um recipiente);
  2. subestimei o único filé de frango que escolhi para o almoço, pois, além de não ser uma fatia pequena, pelo fato de ter sido frito (à milanesa), era muito calórico - 1 filé médio possui aproximadamente 450 cal (neste caso, o correto seria ter cortado o filé ao meio);
  3. escolhi como prato principal macarronada ao sugo com carne moída, também um alimento calórico (deveria ter me servido de uma quantidade menor ou escolhido arroz e feijão como prato principal).
Resultado: no final da noite, quanto fui fazer o cálculo da quantidade de calorias que havia consumido, cheguei ao valor de mais de 1.600 cal.

Com base, portanto, nesse início de experiência, posso até dizer que já acabei colocando em prática também as duas próximas fases do ciclo PDCA (a fase C - Checar e a fase A - Agir), pois, em razão de ter feito o controle exigido (checagem) e ter concluído que tenho de tomar mais cuidado com determinados alimentos, e ainda ter observado que a quantidade de calorias diárias de 1.400, sem exercício físico em determinados dias, prejudica o resultado final, redefini a meta para 1.200 cal/dia, considerando que haverá dias em que não poderei fazer nenhum tipo de atividade. Este redirecionamento de meu planejamento inicial faz parte da fase A - Agir (é o momento em que algo que foi inicialmente pensado tem de ser mudado, pelo fato de ter-se observado que algo não estava totalmente adequado ao seu objetivo). A partir disso, muda-se novamente o planejamento e inicia-se um novo ciclo (deve-se controlar/checar diariamente e, se se verificar que algo ainda não está adequado para o atingimento da meta estabelecida, altera-se o quanto for necessário para chegar aonde se deseja).

Dicas importantes:

  • tenha sempre uma balança próxima de você (de preferência em casa). Caso não possua e não queira gerar um ônus com a compra de uma, escolha um local onde possa se pesar diariamente (o local de pesagem deve sempre ser o mesmo para não ocasionar distorções no controle);
  • no almoço e no jantar, utilize de preferência um prato raso (lembre-se dos "ladrões de calorias", que acabam com sua dieta);
  • faça uma leitura da tabela de calorias dos alimentos, a fim de que se tenha uma noção de quais os que possuem um baixo valor calórico, para que não haja surpresas no fim do dia;
  • para o acompanhamento daquilo que ingeriu, caso não tenha condição de registrar logo em seguida o que comeu em uma determinada refeição, na planilha que criou para tal, anote em um rascunho (em um papel; no bloco de notas do celular), para depois inserir no controle oficial;
  • toda atividade física deve ser iniciada sem exageros em sua intensidade, pois passar de uma condição de sedentarismo para atividades de alto impacto logo no começo pode trazer algum prejuízo ao invés de benefício. Caso escolha a caminhada, inicie com uma duração de 40 a 60 min - dependendo da disposição de cada um - em uma velocidade de 4 km/h (ritmo que uma pessoa anda normalmente no dia-a-dia).
No próximo post, darei mais dicas para a execução das atividades que, espero, possam auxiliá-los no alcance dos resultados, assim como estou obtendo.

Até a próxima.

2 comentários:

  1. Ah Dorta....q disposição! Quero isso como objetivo pra mim tbm!!!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
  2. Minha querida amiga, precisando pode contar comigo para auxiliá-la. Bjs!!!

    ResponderExcluir